Encontro Vicarial de Adolescentes Online

Neste fim-de-semana (5 e 6 de Março) decorrerá online o Encontro Vicarial de Adolescentes (EVA), para o qual estão convidados todos os jovens da catequese da nossa Paróquia e de toda a Vigararia.

As inscrições estão abertas – basta contactar os/as catequistas!

Sob o tema ‘Quem é o meu próximo?’, o encontro dividir-se-á entre a noite de sexta-feira em cada Paróquia, e a tarde de sábado com um programa conjunto da Vigararia.

Programa paroquial para sexta-feira:
21h00 > Zoom:
Via Sacra + Dinâmica sobre o Bom Samaritano

Programa para sábado:
16h00 > Zoom: Oração + Convívio + Lanche
18h30 > Zoom: Eucaristia

Reforçamos ainda que, nesta semana que antecede a iniciativa, está a decorrer uma dinâmica-concurso para envolver desde já todos os participantes no encontro 😊 Todas as informações podem ser consultadas no Instagram SayYes.LouresOdivelas. 📲

Via-Sacra Online

Nesta Quaresma, podemos participar na Via-Sacra todas as semanas através da página de Facebook da Paróquia. Esta será transmitida todas as sextas-feiras às 21h, conforme explicado na imagem em baixo.

Desta forma, ainda que não possamos passar este tempo litúrgico fisicamente juntos, vamos rezar e viver em comunidade esta preparação para a Páscoa do Senhor, cada um em sua casa, com a sua família: a igreja doméstica que é tão importante também.

Preparemos um “cantinho” em nossa casa, com um altar improvisado para todas as celebrações religiosas que vamos podendo acompanhar online com a nossa Paróquia (e ainda por outros meios como a TV, noutras partes do país e do mundo). E convidemos a família a reunir-se e a unir-se em oração, nesta época de maior reflexão, silêncio, e sobretudo: fé, esperança e caridade.

Os Jovens de São José celebram 30 Anos

No dia 12 de Janeiro, demos os parabéns aos nossos Jovens de São José, que comemoraram nesse dia o seu 30º. aniversário!

São 30 anos de memórias e experiências, que marcaram as vidas de muitos jovens, principalmente na comunidade da Arroja. Para celebrar, eles partilham agora connosco um pequeno livro onde reúnem testemunhos de alguns destes momentos de caminhada!

Cliquem na imagem em baixo para ver, ou acedam através do link no final do artigo 🙂

PARABÉNS, AMIGOS JSJ!

Mensagem de Ano Novo

No início deste novo ano civil, cujo início é sempre brindado pela Festa do Santíssimo Nome de Jesus (padroeiro da nossa Paróquia) a dia 3 de Janeiro, o nosso padre Zeca deixa-nos uma mensagem!

Fica também o convite para que, nas nossas orações, possamos rezar a Ladainha ao Santíssimo nome de Jesus (que partilhamos também em baixo).

Bom Ano a todos ✨

Confissões antes do Natal

CONFISSÕES

Divulgamos os horários para o Sacramento da Reconciliação antes do Natal para toda a Paróquia: ao contrário do que tem vindo a ser hábito nos últimos anos, não haverá uma celebração penitencial única na Igreja Matriz com a presença de sacerdotes da Vigararia, para minimizarmos os ajuntamentos devido à pandemia.

Haverá, isso sim, confissões na Matriz e nos núcleos da Arroja, Codivel e Patameiras, nas datas e horários que podem ser conhecidos na imagem desta publicação, com os sacerdotes da nossa Paróquia.

Recordamos a necessidade de utilização de máscara e de manutenção de uma distância de segurança para que tudo possa decorrer dentro da normalidade possível.

E acima de tudo, deixamos o apelo a que cada um não deixe de procurar este sacramento da inesgotável misericórdia de Deus, preparando da melhor forma o seu coração para o Natal!

Mensagem do Papa Francisco na “Cimeira da Ambição Climática 2020”

Mensagem do Papa Francisco na “Cimeira da Ambição Climática 2020” organizada pela ONU (divulgada a 14/12/2020):

A actual pandemia e as alterações climáticas, que têm uma relevância não só ambiental, como também ética, social, económica e política, incidem, sobretudo, na vida dos mais pobres e frágeis. Deste modo, apelam à nossa responsabilidade de promover, com um compromisso colectivo e solidário, uma cultura do cuidado, que ponha no centro a dignidade humana e o bem comum.

Além de adoptar algumas medidas que não podem mais ser adiadas, é necessária uma estratégia que reduza a zero as emissões líquidas (net-zero emissions).

A Santa Sé associa-se a este objectivo, movendo-se em dois planos:

1. Por um lado, o Estado da Cidade do Vaticano compromete-se a reduzir a zero as emissões líquidas antes de 2050, intensificando os esforços de gestão ambiental, já em curso há alguns anos, que possibilitem o uso racional de recursos naturais como a água e a energia, a eficiência energética, a mobilidade sustentável, a reflorestação e a economia circular também na gestão do desperdício.
  2. Por outro lado, a Santa Sé compromete-se a promover uma educação para a ecologia integral. As medidas políticas e técnicas devem unir-se com um processo educativo que favoreça um modelo cultural de desenvolvimento e de sustentabilidade centrado na fraternidade e na aliança entre o ser o humano e o ambiente. Nesta perspectiva, inaugurei o Pacto educativo global, para acompanhar as escolas e universidades católicas, frequentadas por mais de 70 milhões de estudantes em todos os continentes; e aprovei a Economia de Francisco, através da qual jovens economistas, empresários, peritos em finanças e no mundo do trabalho, promovem novos caminhos que superem a pobreza energética, que ponham o cuidado dos bens comuns no centro das políticas nacionais e internacionais, e que favoreçam a produção sustentável também em países com baixos rendimentos, partilhando tecnologias avançadas apropriadas.

Chegou o momento de uma mudança de rumo. Não roubemos às novas gerações a esperança num futuro melhor. Obrigado.