Papa Francisco escreve Carta Apostólica sobre o Presépio

Numa altura em que os nossos paroquianos estarão a preparar as suas decorações de Natal, a árvore e, o mais importante de tudo, o presépio, recordamos a Carta Apostólica que o Papa Francisco escreveu e divulgou no passado domingo, o primeiro do Advento.

Vale a pena ler e meditar sobre este documento, no qual o Papa Francisco recorda as origens do presépio e percorre os seus múltiplos sinais, retirando deles um sentido muito próprio.

“O SINAL ADMIRÁVEL do Presépio, muito amado pelo povo cristão, não cessa de suscitar maravilha e enlevo. Representar o acontecimento da natividade de Jesus equivale a anunciar, com simplicidade e alegria, o mistério da encarnação do Filho de Deus. De facto, o Presépio é como um Evangelho vivo que transvaza das páginas da Sagrada Escritura”, começa o Santo Padre.

“Com esta Carta, quero apoiar a tradição bonita das nossas famílias prepararem o Presépio, nos dias que antecedem o Natal, e também o costume de o armarem nos lugares de trabalho, nas escolas, nos hospitais, nos estabelecimentos prisionais, nas praças… Trata-se verdadeiramente dum exercício de imaginação criativa, que recorre aos mais variados materiais para produzir, em miniatura, obras-primas de beleza. Aprende-se em criança, quando o pai e a mãe, juntamente com os avós, transmitem este gracioso costume, que encerra uma rica espiritualidade popular. Almejo que esta prática nunca desapareça; mais, espero que a mesma, onde porventura tenha caído em desuso, se possa redescobrir e revitalizar”, continua.

Leia o texto completo aqui:

D. Manuel Clemente alerta para distracções na celebração do Natal

Por ocasião do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (amanhã, terça-feira), celebrando a eucaristia em Oeiras, o Cardeal Patriarca D. Manuel Clemente alertou neste I Domingo do Advento para as distracções que afastam os católicos do sentido religioso da celebração do Natal.

“Prepararmos o Natal não é andarmos por aí distraídos com Pais Natais, a oferecer presentes, e outras coisas do género. Preparar o Natal é preparar o coração para o nascimento de Jesus, onde Ele continua a nascer, realmente”, realçou o pastor da Diocese de Lisboa.

Festa de Santa Luzia – Bênção dos Olhos na Igreja Matriz

No dia 13 de Dezembro, na Memória Litúrgica de Santa Luzia, haverá na eucaristia das 18h30 da Igreja Matriz de Odivelas uma bênção dos olhos.

Santa Luzia é uma santa mártir da Igreja que viveu entre os séculos III e IV e que, perseguida pela sua fé cristã e pelo seu voto de castidade, encontrou o martírio às mãos do imperador. É normalmente retratada com os olhos no rosto e outro par de olhos num prato, aludindo à história segundo a qual um soldado lhe arrancou os olhos, tendo de imediato nascido outros sãos no seu lugar.

Da Siracusa antiga para os nossos dias, Santa Luzia é venerada como santa protectora dos oftalmologistas e da visão.

bênção dos olhos.jpg

66.º COR de Adultos

Encontram-se abertas as inscrições para o C.O.R. (Curso de Orientação Religiosa) de adultos que se realiza nos dias 7 e 8 de Dezembro na nossa Paróquia.

As inscrições fazem-se na Secretaria da Paróquia (Igreja Matriz) ou na Capela do Divino Espírito Santo (Vale do Forno).

Se conhece alguém que nunca fez um COR e que está mesmo a precisar de um encontro especial com Jesus, faça-lhe chegar este convite!

66 COR adultos.jpg