Blog

Os Jovens da nossa Paróquia visitam a APCL

A tarde de Sábado, 19/05, foi diferente, não só para alguns dos jovens dos grupos da nossa paróquia, mas também para os utentes do centro da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa, situado em Odivelas.

No âmbito de uma actividade preparada pela Pastoral Juvenil, e acompanhados pelo padre Juliano, estes jovens aceitaram o desafio de sair dos seus núcleos/comunidades para ir ao encontro dos hóspedes desta casa, com o objectivo de animar o seu fim-de-semana e quebrar um pouco a rotina a que estão habituados. Com uma guitarra e muita vontade de cantar, todos viveram um momento musical de muito convívio.

O envio foi realizado na Igreja da Divina Misericórdia, do qual partiram para a APCL, dirigindo-se depois para a Igreja de São José Operário, onde participaram na eucaristia das 18h30, que encerrou a actividade.

Para conhecer melhor a APCL, e mais concretamente, o centro de Odivelas, clique aqui. Todos os voluntários são bem-vindos e, na verdade, muito necessários! Por essa razão, caso queira inscrever-se como voluntário ou ajudar com qualquer outro apoio, pode entrar em contacto com este mesmo centro.

 

Percurso da Procissão do Corpo de Deus – 31 de Maio

padrão senhor roubado.jpgNa Solenidade do Corpo de Deus, a Paróquia de Odivelas viverá um momento muito especial, com uma celebração eucarística junto ao padrão do Senhor Roubado, presidida pelo senhor Bispo D. Joaquim Mendes.

A pedido de vários paroquianos, divulgamos desde já o percurso da Procissão, que se segue à missa das 10 horas (e que se prevê que possa começar por volta das 11h15):

– início no Largo do Metro do Senhor Roubado, seguindo pela Rua do Senhor Roubado, Rua Vasco da Gama, Rua do Vale do Forno, Rua Dr. Manuel Simões Gomes Coelho, Rua do Espírito Santo, Rua do Souto, Rua Guilherme Gomes Fernandes, Rua Alberto Monteiro, Rua Maria Gomes da Silva Santos, Rua Professor Francisco Gentil, Largo de Nossa Senhora do Monte Carmo, Travessa de Nossa Senhora do Monte Carmo e terminando na Igreja Matriz.

Todos os que quiserem contribuir para a decoração floral, poderão fazê-lo contactando a nossa Alzira. Caso se desconheça a pessoa em questão, contactar a Secretaria da Paróquia.

Neste dia, 31 de Maio, serão apenas celebradas as seguintes missas: 8h15 (Matriz); 10h (Senhor Roubado); 18h30 (Matriz).

Informa-se ainda que as pessoas com mobilidade reduzida, nomeadamente as pessoas de maior idade, terão à sua disposição um autocarro que partirá do Instituto de Odivelas até ao Sr. Roubado, pelas 9 horas.

TERÇO VIVO 2018

Este domingo, a nossa Paróquia viveu intensamente mais um dia 13 de Maio, rezando com Nossa Senhora de Fátima.

Depois da eucaristia das 20 horas na Igreja Matriz, a comunidade paroquial seguiu em procissão até ao Jardim da Música, onde se rezou um Terço Vivo, composto por paroquianos de todos os núcleos da Paróquia.

A actividade foi preparada, como habitualmente, pelo Grupo de Jovens Marianos, que propôs uma oração pelos valores da paz, da justiça, da igualdade, da liberdade e da educação, apresentados logo no ofertório solene. Todas estas intenções, bem como as do Santo Padre, rezadas por intercessão de Nossa Senhora, no mesmo dia em que se assinalava um ano desde a canonização dos Pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, no Santuário de Fátima, pelo Papa Francisco.

Agradecemos a todos os que ajudaram a tornar este momento especial realidade, nomeadamente na decoração da Igreja e preparação do andor, na organização da procissão e no canto, e finalmente ao Grupo de Jovens Marianos, pelo empenho nesta actividade que é tão querida por todos.

No plano externo, impõe-se agradecer à Câmara Municipal de Odivelas, pela cedência do espaço, à Junta de Freguesia de Odivelas pela cedência de material, e à PSP pelo apoio e segurança.

“Uma prece final, ao deixar-vos, Mãe de Deus:
viva sempre em minha alma este grito imortal:
ó Fátima, Adeus. Virgem Mãe, Adeus!”

A V Peregrinação ao Santuário do Cabo Espichel, na 1.ª Pessoa

No dia 28 de Abril de 2018, realizou-se mais uma peregrinação ao Santuário do Cabo Espichel, organizada pelos Jovens de São José.

O culto à Nossa Senhora do Cabo vem de uma tradição já antiga, inserida no “Círio dos Saloios” onde as Paróquias que integram este círio recebem a imagem de Nossa Senhora do Cabo. E os Jovens de São José, pertencentes à comunidade da Arroja, juntamente com o Padre Juliano, pela quinta vez consecutiva procuraram “recordar” este culto, dando-lhe forma.

Peregrinar, significa deixar tudo e pormo-nos ao caminho. Desafiamos a nossa fé em cada passo dado, porque superamos os nossos medos, as nossas limitações, e muitas vezes acabamos por nos surpreender a nós mesmos. E assim foi, debaixo de sol e chuva. Nem o tempo que se fez sentir nos moveu de chegar ao Santuário, junto da nossa Mãe. É ali que sentimos o coração a transbordar de amor, é ali que percebemos que um dia fomos pescados, e que continuamos a dizer que “Sim”. E é por isso, que somos desafiados, a também nós, sermos pescadores de homens tal como Jesus foi, e a lançar as redes. Este ano foi este mesmo o tema escolhido para a V Peregrinação: “À Tua palavra lançarei as redes”. Isto porque, para além do tema sugerido para este ano pastoral ter sido: “ Fazer da Palavra de Deus lugar onde nasce a fé”, ao longo do nosso caminho, somos sempre confrontados com estes lugares especiais onde Deus se manifesta, seja na infinitude do oceano como nas mais pequenas flores.

E o sorriso estampado no rosto de cada um de nós, apesar do cansaço, faz-nos chegar ao Santuário e regressar a casa de coração cheio, com a certeza de que Ele caminha connosco, e que Maria, cuida de nós como seus filhos, fazendo-se presente em cada um dos nossos “Sim” diários, neste caminho que é a vida, fortalecida pela nossa fé. Um obrigado a todos aqueles que caminharam connosco e que ajudaram a que isto fosse possível mais um ano!

Inês Neto (Jovens de São José)

31781846_1754772591250159_6774942590224564224_n

14.ª Recolha de Sangue na Paróquia de Odivelas

Os Jovens de São José concretizaram este domingo a 14.ª Recolha de Sangue na Paróquia de Odivelas, uma iniciativa que conta, como é evidente, com a parceria do IPST – Instituto Português do Sangue e Transplantação.

Foram 48 inscrições e 40 dádivas efectuadas, nada mais, nada menos que 18 litros de sangue, números que continuam a justificar a aposta nesta ideia original, solidária e que salva vidas.

Obrigado aos Jovens de São José por alimentarem esta fantástica ideia e a todos os que se inscreveram para dar sangue.

A próxima recolha tem lugar em Setembro!

doe sangue doe vida.jpg

V Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora do Cabo

No dia 28 de Abril, um grupo de cerca de 80 peregrinos partiu de Odivelas em peregrinação até ao Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel.

A organização da peregrinação coube, uma vez mais aos Jovens de São José. Apesar da chuva que se fez sentir na última parte do caminho, foi um dia de grande alegria, mas também de oração e reflexão.

Através de dinâmicas preparadas ao longo do caminho (pautado pelas paisagens que se dividiam entre o campo e o mar), foi possível explorar o tema da peregrinação e tomá-lo como um desafio: “À Tua palavra lançarei as redes”.

Agradecemos ao grupo de jovens pela organização e também ao padre Juliano pela direcção espiritual da caminhada.

Que sejamos todos “Pescadores de homens”.

Retiro da Primeira-Comunhão

No último fim-de-semana, catequizandos e pais participaram no retiro da primeira-comunhão, que aconteceu nas instalações da Igreja da Divina Misericórdia, nas Patameiras.

O intenso programa incluiu testemunhos sobre o tema “A Fé começa na Família”, a recitação do terço Mariano, uma reunião do padre e da coordenação com os pais, a visualização do filme “Milagre Eucarístico de Santarém” e a explicação dos paramentos e alfaias litúrgicas, assim como dos momentos da missa.

Antes da celebração eucarística, as crianças provaram hóstias não consagradas, de modo a treinar os gestos para melhor se prepararem para os sacramentos que vão receber em Maio.

O vídeo sobre o milagre eucarístico de Santarém está disponível no Youtube, através do seguinte link:
https://www.youtube.com/watch?v=zkrR_QojH9s&feature=youtu.be