“Encontros de Natal em família”

Divulgamos a escala dos “Encontros de Natal em família”, uma novena de encontros que começam a 15 de Dezembro e terminam a 23 de Dezembro, todos os dias pelas 21 horas.

Aproveitemos estes encontros, sempre com transmissão nesta página de Facebook da Paróquia, para prepararmos o nosso coração neste tempo de Advento para o nascimento do nosso Salvador!

JMJ 2023 – Dia 23 de cada mês

JMJ 2023

No âmbito da preparação para a próxima Jornada Mundial da Juventude, que terá lugar em Lisboa, todos os jovens do Patriarcado de Lisboa são convidados para uma iniciativa mensal, chamada “DIA 23”!

É o Comité Organizador Diocesano (COD) de Lisboa que lança o desafio, explicando que todos os meses existirá uma iniciativa diferente no Parque das Nações.

Para já, e devido às restrições impostas pela pandemia, este DIA 23, de Novembro, será online! Basta “ligar” aqui:

Serviço da Juventude de Lisboa

Cabazes de Natal do Grupo de Jovens da Divina Misericórdia

Como é habitual, o GJ Divina Misericórdia está já a preparar os cabazes para distribuir pelas famílias mais carenciadas, durante a época Natalícia.

Este ano, a sua tarefa será mais difícil porque a pandemia limita muito a principal forma de recolha que costumavam realizar: junto de supermercados e similares.

Por isso, para que possamos ajudar estes jovens a ajudar quem mais precisa, estão já disponíveis algumas caixas nas igrejas Matriz, das Patameiras e da Arroja e na capela da Codivel, onde podemos, mediante as nossas possibilidades, deixar alimentos não perecíveis para que sejam doados:

– enlatados; arroz/massa; leite; bolachas/cereais; azeite/óleo; açúcar/farinha.

Se não pode ajudar, mas conhece quem possa, divulgue 🙂

Se não pode ajudar e precisa de ajuda ou conhece quem precise, entre em contacto directo com o grupo para perceber se ainda há essa possibilidade (os pedidos são vários, e nem sempre existe capacidade para chegar a todos).

Se consegue ajudar com mais do que aqui é pedido, pedimos que fale também directamente com o grupo!

Avizinha-se uma época de muita luz, para nós cristãos! Mas a luz é frágil e pequena se não for partilhada com os outros. Mesmo nestas alturas mais atípicas e difíceis, que consigamos ser luz uns para os outros, não só ajudando com bens físicos essenciais, mas percebendo as necessidades do próximo, agora que estamos mais isolados… escutando-o, sorrindo-lhe, ligando-lhe (para fazer companhia mesmo que longe), oferecendo ajuda para tarefas que lhe são difíceis realizar…

💚

Ferramentas Digitais na Catequese

A Catequese de Lisboa propõe aos catequistas uma formação de ‘Ferramentas Digitais na Catequese’.

Bem sabemos como os tempos actuais têm trazido muitos desafios e, claro, oportunidades de nos adaptarmos. Em comunidade, seguimos melhor! Segue o link com todos os detalhes da formação, e a indicação de como se podem inscrever:

Agradecimento dos Bombeiros aos Jovens de São José

No âmbito da corrida solidária “Corre e Dá!”, promovida pelo grupo de Jovens de São José em Agosto, assinalamos o agradecimento dos Bombeiros Voluntários de Odivelas, instituição a quem se destinou a verba alcançada.

Agradecemos nós também, uma vez mais aos jovens, pela criatividade e ânimo, que permitiram a realização de uma iniciativa diferente, de acordo com os tempos em que vivemos, mas que cumpriu o seu objectivo!

E agradecemos aos Bombeiros da nossa cidade pelos serviços que nos prestam diariamente, em prol do bem comum!

Solenidade de Todos os Santos e Dia de Fiéis Defuntos

Solenidade de Todos os Santos e Dia de Fiéis Defuntos – qual a diferença e a relação?

A primeira celebra-se a 01 de Novembro, e a segunda efeméride, no dia imediatamente a seguir.

Mas o que podemos saber mais sobre a origem e o objectivo destes dias?

Partilhamos em baixo um artigo do site Ponto SJ, que nos ajuda a esclarecer algumas questões que muitas vezes surgem por estes dias. Para aceder, basta clicar no link:

Terço de Encerramento de Outubro

No dia 31 de Outubro, a comunidade juntou-se, por meio dos representantes de cada movimento, grupo, núcleo ou pastoral, e via online através do Facebook da Paróquia, para a recitação do Terço.

O objectivo foi assinalar o encerramento do mês de Outubro, mês de Maria e das Missões, reunindo os paroquianos, da forma possível tendo em conta a situação pandémica.

O vídeo da oração está disponível na página de Facebook Paróquia de Odivelas, para todos os que pretenderem continuar a rezar em suas casas ou reviver este momento.