A Comunidade S. José Operário, nasceu em 1989. A Paróquia de Odivelas encontrava-se então sob a responsabilidade dos padres diocesanos, Pe. Dionísio e Pe. Joaquim Pedro. O Espírito Santo iluminou-os para a necessidade de expandir as actividades e celebrações litúrgicas da Paróquia de Odivelas, na Arroja.

Na altura, apesar dos vários contactos com a directora da antiga Escola EB 2 3 Isabel de Portugal, foi a determinação e responsabilidade da então Chefe dos Serviços Administrativos, Maria Helena Alexandrino, contra a vontade da maioria dos funcionários e professores, que permitiu a celebração da 1.ª Eucaristia, em 08 de Outubro de 1989. Inicialmente, a Comunidade utilizava apenas a sala n.º 1 (Sala de Educação Musical), mas com a graça de Deus foi crescendo, de tal modo que em menos de um ano teve de passar para o refeitório da escola e após 2 anos constatámos que não existia nenhuma sala da escola com capacidade para acolher as pessoas que participavam na Eucaristia.

Foi então que decidimos que as Celebrações Eucarísticas passariam a realizar-se no telheiro da escola, ao ar livre. E durante muitos anos assim permaneceu. Devido à chuva, ao vento e ao frio que se fazia sentir no Inverno, e, uma vez que a Escola foi desactivada, a comunidade esteve durante muito tempo empenhada na construção da Igreja S. José Operário em terreno cedido pela Câmara Municipal de Odivelas.

Este projecto de construção foi o principal objectivo da Comunidade desde o seu início e foi cumprido recentemente!

A devoção da Comunidade a S. José Operário começou por sugestão do Pe. Jan Janick, o nosso querido Pe. Joãozinho, justificando-o como exemplo para esta Comunidade, pelo trabalho e dedicação. A Comunidade chegou a ter cerca de 300 crianças na catequese, actualmente temos 175 crianças, 19 catequistas, e, estimamos que no total, participem nas nossas actividades e celebrações cerca de 500 pessoas.

É uma Comunidade muito rica na sua espiritualidade, fidelidade, fé, confiança e união na entrega ao serviço de Deus. Mesmo com a proibição dos crucifixos nas escolas públicas ha uns anos, Jesus Cristo esteve sempre presente, transformando-se no Corpo e Sangue.

Agradecemos e lembramos todos os que contribuem e contribuíram para o crescimento da Comunidade, assim queremos de uma forma especial lembrar o nosso saudoso irmão António Sousa.

Festa do Padroeiro S. José Operário – dia 1 de Maio
Celebração da Eucaristia na Comunidade: Sábado às 18h30 e Domingo às 11h30.
e-mail: sjoseoperario.paroquiaodivelas@gmail.com

Terço a S. José

Em lugar do Pai-Nosso: Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e atribulações, não vos valeu o anjo do Senhor?
Valei-me, São José
.
Em lugar das Avé-Marias: São José, valei-me.
Em lugar do Glória: Jesus, Maria e José.
Oração Final: A vós glorioso São José, ofereço este terço em louvor e glória de Jesus e Maria, para que sejais a minha luz, meu guia; minha protecção e defesa, minha fortaleza e alegria em todos os meus trabalhos e tribulações e, de uma maneira particular, na hora da agonia. Pelo nome de Jesus, pela glória de Maria, imploro o vosso poderoso patrocínio, para que me alcanceis a graça que tanto desejo e instantemente Vos peço. Falai em meu favor, advogai a minha causa, no céu e na terra, alegrai a minha alma para honra e glória também de Jesus e de Maria. Ámen.