Conselho Pastoral

O Conselho Pastoral da Paróquia do Santíssimo Nome de Jesus de Odivelas é “um órgão representativo de toda a paróquia, com função consultiva, em que os membros da comunidade – clérigos e leigos – exercem a sua co-responsabilidade relativamente à acção da Igreja, no âmbito da paróquia”. O Conselho Pastoral Paroquial é um instrumento de serviço à comunidade. Não é um órgão de poder. É um lugar próprio onde a co-responsabilidade de todos os cristãos se manifesta no serviço ajudando a comunidade no seu peregrinar para o Reino de Deus.

É um órgão que está ao serviço da paróquia e que se destina a ajudar o pároco no seu exercício pastoral.

Assim, um Conselho Pastoral tem como ponto de referência para o seu horizonte missionário o estudo das questões que particularmente digam respeito ao diálogo Igreja-mundo nas suas mais variadas vertentes. O Conselho Pastoral está destinado a papel preponderante na vocação missionária da Igreja e cabe-lhe a responsabilidade de se empenhar, cada vez mais, no objectivo diocesano que é a Nova Evangelização.

O actual Conselho Pastoral é composto por um representante de cada Grupo/movimento ou pastoral com actividade na paróquia.