(por ocasião da Festa Litúrgica da Beata Elisabetta Sanna, celebrada na data da sua morte, 17 de Fevereiro, António Soares, da equipa responsável pelo Espaço Elisabetta Sanna, resume do seguinte modo o trabalho desenvolvido no espaço da nossa Paróquia que tomou o nome desta figura tão importante para a Família Palotina:)

OBRA SOCIAL ELISABETTA SANNA: um espaço solidário ao serviço das pessoas.

“Não amemos com palavras mas sim com obras”, Papa Francisco.

Elisabetta Sanna está muito ligada aos Palotinos, em virtude de ser uma grande colaboradora de S. Vicente Pallotti no campo social. Esta foi a razão pela qual o Padre João Francisco propôs o nome de Elisabetta Sanna.
Esta Obra funciona por baixo do adro, antigo espaço ocupado pelos Escuteiros,com a finalidade ajudar as pessoas cadenciadas na entrega de roupas e calçado, hoje alargada à oferta de cobertores, brinquedos, bem como fraldas, utensílios de cozinha, livros etc.

Neste espaço foi também construída uma casa de banho que permite aos sem abrigo tomarem banho e mudar de roupa duas vezes por semana. São-lhes fornecidos todos os produtos necessários para o banho, bem como a mudança de roupa. Com a colaboração da Conferência de Santo Eugénio – Vicentinos, é-lhes ainda fornecido um pequeno-almoço.

Um grupo de dez voluntários assegura este serviço três vezes por semana, cabendo-lhes a tarefa de receber as coisas, fazer a sua triagem para a sua posterior distribuição. Aquilo que não está em condições é entregue à Cáritas para ser reciclado. Aqui nada se perde, tudo se transforma!

Desde a sua abertura, já beneficiaram desta Obra centenas de pessoas. Há dias em que se atende mais de dez pessoas e algumas destas ainda levam roupas para os seus familiares. Em média, 10 pessoas sem-abrigo recorrem a este espaço todos os dias. Já houve dias que assistimos 14 pessoas.

Aproveitamos este momento para agradecer às imensas pessoas que ao longo deste tempo têm colaborado com as suas ofertas, sem as quais não seria possível manter esta obra solidária. Devido à grande generosidade das pessoas, temos conseguido apoiar outras instituições.

Como comunidade católica, acreditamos e defendemos os valores do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja. Com a criação desta obra, acreditamos que estamos a dar seguimento ao que nos diz S. Mateus em 25,34-36: “Porque tive fome e deste-me de comer, tinha sede e deste-me de beber, estava nu e tu deste-me de vestir, estava doente e tu visitaste- me, estive na prisão e tu foste ter comigo”.

Por tudo isto, podemos afirmar que a criação desta obra foi uma aposta bem ganha pelo Padre João Francisco!

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s