O Retiro da Pastoral Juvenil teve lugar na casa das Pias Discípulas do Divino Mestre, em Camarate, no passado fim-de-semana de 24 e 25 de Novembro, sob o mote “Onde Te Encontro?” e partindo do tema para o corrente Ano Pastoral “Viver a Liturgia como lugar de Encontro”.
Tendo sido recheado de momentos especiais para os jovens da nossa Paróquia, alguns deles partilharam o seu testemunho connosco:
«Este retiro começou com o desafio de dizer “sim” à surpresa: não sabíamos onde iria decorrer, onde iríamos dormir, nem mesmo as refeições!
Começamos pelo “Onde” e acabámos com o testemunho de missão da Ana e
do Bruno, mas sem dúvida que o momento mais marcante neste retiro foi a leitura de Zacarias (Lc1, 57-63). Uma leitura que nos pôs a pensar, pois sem esta passagem a história do cristianismo poderia ter sido bem diferente. Para além disto, os momentos que me tocaram mais foram os 15 minutos de silêncio e a adoração ao Santíssimo, tanto conjunta como individual.
Ah! Já me estava a esquecer do “quadro assustador” e do rosto fascinado do Lucas ao ver a Joana a “mergulhar o queque no leite! Tudo faz parte 🙂
Obrigada, Zezinha, Tia Lena, Anita e Jota por nos terem organizado este retiro. Obrigada a todos quantos tiveram coragem de dizer “sim”, foi um grupo maravilhoso e
super bem disposto.» Ana Catarina Luís
«Entre os dias 24 e 25 de Novembro de 2018 realizou-se mais um retiro da pastoral juvenil, desta vez num lugar especial, junto das Pias Discípulas do Divino Mestre.
Considero que o retiro foi crucial, não apenas para o crescimento pessoal de cada um mas também para a unificação da nossa pequena comunidade.
Os vários “onde’s” que fomos descobrindo ao longo do fim-de-semana ajudaram-nos a descobrir Jesus de uma nova perspectiva, auxiliaram-nos a ir ao encontro Dele por “novos caminhos”.
Como a irmã Sónia referiu, e muito bem, é impossível, após uma vivência destas, retornar a casa igual ao que éramos quando nos reunimos no Instituto, antes da partida.» Beatriz Fernandes
Para além destes testemunhos mais explícitos, foi possível confirmar a alegria de todos: os jovens que participaram, a organização que se disponibilizou e trabalhou para que tudo fosse possível, e ainda das Irmãs que nos receberam (a todos eles agradecemos). Ainda que o contacto não tivesse sido constante com as Irmãs, elas estiveram presentes num dos momentos mais especiais, a Eucaristia dominical. Celebrava-se a Solenidade de Cristo, Rei do Universo, e foi particularmente tocante a forma como a irmã mais velha partilhou estar muito feliz por poder participar na Eucaristia daquela forma. A alegria no seu rosto fez valer a pena a mera presença dos nossos jovens em Camarate.
A vida de um cristão é estar permanentemente em Missão. Que todos nós possamos ser missionários, questionando constantemente “Onde Te Encontro?”, sempre em busca de Jesus, respondendo ao seu apelo.