No dia 28 de Abril de 2018, realizou-se mais uma peregrinação ao Santuário do Cabo Espichel, organizada pelos Jovens de São José.

O culto à Nossa Senhora do Cabo vem de uma tradição já antiga, inserida no “Círio dos Saloios” onde as Paróquias que integram este círio recebem a imagem de Nossa Senhora do Cabo. E os Jovens de São José, pertencentes à comunidade da Arroja, juntamente com o Padre Juliano, pela quinta vez consecutiva procuraram “recordar” este culto, dando-lhe forma.

Peregrinar, significa deixar tudo e pormo-nos ao caminho. Desafiamos a nossa fé em cada passo dado, porque superamos os nossos medos, as nossas limitações, e muitas vezes acabamos por nos surpreender a nós mesmos. E assim foi, debaixo de sol e chuva. Nem o tempo que se fez sentir nos moveu de chegar ao Santuário, junto da nossa Mãe. É ali que sentimos o coração a transbordar de amor, é ali que percebemos que um dia fomos pescados, e que continuamos a dizer que “Sim”. E é por isso, que somos desafiados, a também nós, sermos pescadores de homens tal como Jesus foi, e a lançar as redes. Este ano foi este mesmo o tema escolhido para a V Peregrinação: “À Tua palavra lançarei as redes”. Isto porque, para além do tema sugerido para este ano pastoral ter sido: “ Fazer da Palavra de Deus lugar onde nasce a fé”, ao longo do nosso caminho, somos sempre confrontados com estes lugares especiais onde Deus se manifesta, seja na infinitude do oceano como nas mais pequenas flores.

E o sorriso estampado no rosto de cada um de nós, apesar do cansaço, faz-nos chegar ao Santuário e regressar a casa de coração cheio, com a certeza de que Ele caminha connosco, e que Maria, cuida de nós como seus filhos, fazendo-se presente em cada um dos nossos “Sim” diários, neste caminho que é a vida, fortalecida pela nossa fé. Um obrigado a todos aqueles que caminharam connosco e que ajudaram a que isto fosse possível mais um ano!

Inês Neto (Jovens de São José)

31781846_1754772591250159_6774942590224564224_n

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s