Mensagem do Papa Francisco na “Cimeira da Ambição Climática 2020” organizada pela ONU (divulgada a 14/12/2020):

A actual pandemia e as alterações climáticas, que têm uma relevância não só ambiental, como também ética, social, económica e política, incidem, sobretudo, na vida dos mais pobres e frágeis. Deste modo, apelam à nossa responsabilidade de promover, com um compromisso colectivo e solidário, uma cultura do cuidado, que ponha no centro a dignidade humana e o bem comum.

Além de adoptar algumas medidas que não podem mais ser adiadas, é necessária uma estratégia que reduza a zero as emissões líquidas (net-zero emissions).

A Santa Sé associa-se a este objectivo, movendo-se em dois planos:

  1. Por um lado, o Estado da Cidade do Vaticano compromete-se a reduzir a zero as emissões líquidas antes de 2050, intensificando os esforços de gestão ambiental, já em curso há alguns anos, que possibilitem o uso racional de recursos naturais como a água e a energia, a eficiência energética, a mobilidade sustentável, a reflorestação e a economia circular também na gestão do desperdício.
  2. Por outro lado, a Santa Sé compromete-se a promover uma educação para a ecologia integral. As medidas políticas e técnicas devem unir-se com um processo educativo que favoreça um modelo cultural de desenvolvimento e de sustentabilidade centrado na fraternidade e na aliança entre o ser o humano e o ambiente. Nesta perspectiva, inaugurei o Pacto educativo global, para acompanhar as escolas e universidades católicas, frequentadas por mais de 70 milhões de estudantes em todos os continentes; e aprovei a Economia de Francisco, através da qual jovens economistas, empresários, peritos em finanças e no mundo do trabalho, promovem novos caminhos que superem a pobreza energética, que ponham o cuidado dos bens comuns no centro das políticas nacionais e internacionais, e que favoreçam a produção sustentável também em países com baixos rendimentos, partilhando tecnologias avançadas apropriadas.

Chegou o momento de uma mudança de rumo. Não roubemos às novas gerações a esperança num futuro melhor. Obrigado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s