Celebrámos esta sexta-feira a Solenidade do Santíssimo Nome de Jesus, a 3 de Janeiro, com eucaristia celebrada na Igreja Matriz pelas 20 horas, seguida de procissão pelas ruas da cidade.

A imagem do Santíssimo Nome de Jesus, em destaque no altar-mor da Igreja Matriz, seguiu em procissão nos braços dos nossos sacerdotes, benzendo a cidade de Odivelas e a sua comunidade.

Este é também, por tradição, o dia em que se realiza a renovação do compromisso e investidura de novos acólitos, durante a celebração eucarística. Oito novos acólitos vestiram a sua alva com a ajuda dos “padrinhos”, para alegria do povo de Deus. No final, foi distribuída uma lembrança aos paroquianos.

A Paróquia agradece a todos os que colaboraram na preparação desta Festa e a presença das entidades de poder local, através do presidente da Junta de Freguesia e de representante do presidente da Câmara Municipal.

A Festa do Santíssimo Nome de Jesus é uma memória facultativa que celebramos normalmente a 3 de Janeiro e que nos remete para o episódio da circuncisão de Jesus, oito dias após o seu nascimento. Era no acto da circuncisão que os recém-nascidos do sexo masculino recebiam o nome. Esta festa era antigamente no domingo entre a Oitava de Natal e a Epifania.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s