Este domingo, recebemos a visita do Sr. Cardeal Patriarca D. Manuel Clemente, por ocasião da conclusão do Oitavário da Epifania, que tem um cunho marcadamente palotino e foi idealizado pelo próprio São Vicente Pallotti.
D. Manuel Clemente presidiu à celebração das 12h na Igreja Matriz, concelebrada pelos padres Zeca, Juliano e Gilmar, e é natural que um dos momentos mais aguardados fosse a homilia, com a assembleia ansiosa por escutar as palavras do Cardeal Patriarca.
Partindo do conceito de epifania como sinal e manifestação, D. Manuel Clemente revisitou o ritual do baptismo de Jesus, que ainda não era o baptismo que os cristãos passaram a receber precisamente depois da vinda de Cristo, e lembrou a presença do Espírito na forma de uma pomba. Recuou depois no tempo e recordou os Magos do Oriente, que avisados em sonhos regressaram ao seu país por outro caminho: “E qual é este caminho? É Jesus! Ele próprio no-lo afirmou: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”.
“No baptismo recebemos este Espírito”, continuou D. Manuel Clemente, “passamos a ser cristãos, ungidos, os messias deste mundo. Onde é que as epifanias de Jesus devem continuar a acontecer? Nas nossas vidas, nas nossas famílias, nos nossos trabalhos. É aí que Jesus deve continuar a manifestar-se, através dos cristãos”.
E concluiu com um desafio: “Que seja mesmo assim, porque garanto-vos que há muita gente à espera. À espera de cada um de nós, na sua vida, que sejamos sinais de Cristo no mundo”.
No final da eucaristia, houve lugar à apresentação do Menino Jesus para o beijo dos fiéis, já depois de terem sido entregues algumas lembranças ao nosso bispo.
A nossa Paróquia agradece a presença na celebração do Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Dr. Hugo Martins, e do Presidente da Junta de Freguesia de Odivelas, Dr. Nuno Gaudêncio.