Celebrámos ontem a Solenidade do Santíssimo Nome de Jesus, a 3 de Janeiro, com eucaristia celebrada na Igreja Matriz pelas 20 horas, seguida de procissão pelas ruas da cidade.

Esta manifestação de alegria levou o povo a percorrer alguns locais importantes do património de Odivelas, como o Cruzeiro, a estátua da Rainha Santa Isabel e o Mosteiro de São Dinis e São Bernardo (que conhecemos simplesmente por Mosteiro de Odivelas), levando à cabeça a imagem do Santíssimo Nome de Jesus, cujas bênçãos pedimos para a nossa comunidade.

Merece também destaque a renovação do compromisso e investidura de acólitos, que aconteceu durante a celebração eucarística.

A Festa do Santíssimo Nome de Jesus é uma memória facultativa que celebramos normalmente a 3 de Janeiro e que nos remete para o episódio da circuncisão de Jesus, oito dias após o seu nascimento. Era no acto da circuncisão que os recém-nascidos do sexo masculino recebiam o nome. Esta festa era antigamente no domingo entre a Oitava de Natal e a Epifania.

Nela, meditamos no nome de Jesus, exaltado pelo próprio Deus: “Por isso Deus O exaltou e Lhe deu um nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus todos se ajoelhem, no céu, na terra e nos abismos, e toda a língua proclame que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. ” (Fp 2, 9-11).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s