O grupo de Orações de Taizé, Odivelas está a preparar mais uma oração para o dia 05/12 às 21h30, na Igreja da Arroja.
Mas o que são as orações de Taizé?
Taizé é uma aldeia em França, onde se instalou uma comunidade; pode ler-se no seu próprio site: ‘reúne uma centena de irmãos, católicos e de diversas origens evangélicas, vindos de quase trinta países diferentes. Através da sua própria existência, ela é uma «parábola de comunidade»: um sinal concreto de reconciliação entre cristãos divididos e entre povos separados.’
Fundada pelo irmão Roger, com o primeiro objectivo de acolher refugiados da II Guerra Mundial, recebe hoje, todos os dias, peregrinos de todo o mundo para experimentar, pelo menos durante uma semana, esta vida em comunidade e uma rotina de oração peculiar.
Lá, todos são convidados a participar nas 3 orações diárias comunitárias, em que o silêncio e os cânticos meditativos, com mensagens simples repetidas várias vezes, têm um papel muito importante para o encontro com Deus, ao contemplar a sua cruz (cruz/ícone também símbolo da comunidade).
«Penso que, desde a minha juventude, nunca perdi a intuição de que uma vida em comunidade pode ser um sinal de que Deus é amor; só amor. Pouco a pouco crescia em mim a convicção de que era essencial criar uma comunidade de homens decididos a dar toda a sua vida, e que procurassem sempre compreender-se mutuamente e reconciliar-se: uma comunidade onde a bondade do coração e a simplicidade estivessem no centro de tudo.»
Irmão Roger