O grupo de Orações de Taizé, Odivelas está a preparar mais uma oração para o dia 05/12 às 21h30, na Igreja da Arroja.

Mas o que são as orações de Taizé?

Taizé é uma aldeia em França, onde se instalou uma comunidade; pode ler-se no seu próprio site: ‘reúne uma centena de irmãos, católicos e de diversas origens evangélicas, vindos de quase trinta países diferentes. Através da sua própria existência, ela é uma «parábola de comunidade»: um sinal concreto de reconciliação entre cristãos divididos e entre povos separados.’

Fundada pelo irmão Roger, com o primeiro objectivo de acolher refugiados da II Guerra Mundial, recebe hoje, todos os dias, peregrinos de todo o mundo para experimentar, pelo menos durante uma semana, esta vida em comunidade e uma rotina de oração peculiar.

Lá, todos são convidados a participar nas 3 orações diárias comunitárias, em que o silêncio e os cânticos meditativos, com mensagens simples repetidas várias vezes, têm um papel muito importante para o encontro com Deus, ao contemplar a sua cruz (cruz/ícone também símbolo da comunidade).

«Penso que, desde a minha juventude, nunca perdi a intuição de que uma vida em comunidade pode ser um sinal de que Deus é amor; só amor. Pouco a pouco crescia em mim a convicção de que era essencial criar uma comunidade de homens decididos a dar toda a sua vida, e que procurassem sempre compreender-se mutuamente e reconciliar-se: uma comunidade onde a bondade do coração e a simplicidade estivessem no centro de tudo.»
Irmão Roger

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s