Esta quinta-feira, a Paróquia de Odivelas viveu uma grande festa, assinalando a Solenidade do Corpo de Deus.

Depois de intensas semanas de preparação, chegou o dia desta festa que trouxe até Odivelas o Senhor Bispo D. Joaquim Mendes. O Bispo presidiu a uma eucaristia no Padrão do Senhor Roubado, concelebrada pelos sacerdotes da nossa Paróquia e ainda pelo Padre Rui Valério, da Paróquia de Santo Adrião.

A propósito do Padrão do Senhor Roubado, D. Joaquim Mendes aproveitou a história que envolve o desaparecimento de vários artigos de culto, incluindo cálices contendo hóstias consagradas (portanto, Corpo de Cristo) para frisar algumas ideias fundamentais em relação à importância da eucaristia e da vivência da presença de Jesus na vida de cada cristão.

Seguiu-se a procissão que conduziu um mar de gente atrás do Santíssimo Sacramento, ligando o Senhor Roubado à Igreja Matriz de Odivelas. No cumprimento de uma tradição cristã que não era costume entre nós, a chegada à Igreja Matriz foi embelezada com tapetes de flores e sal, em que estavam representados os diversos Movimentos, Pastorais e Núcleos da Paróquia, entre outros motivos.

As celebrações foram possíveis graças a uma preparação logística que envolveu a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia (cujos presidentes participaram nas celebrações), além da PSP e dos Bombeiros, entidades a quem a Paróquia agradece o esforço e empenho. Agradece ainda a todos os que colaboraram nos preparativos, em particular aos que auxiliaram o Padre Juliano na árdua tarefa de completar os tapetes a tempo das celebrações.

A Comunidade de Odivelas alegra-se particularmente com a presença de Dom Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s